Os comentários a este blogue serão moderados pelo autor, reservando-se o mesmo a não reproduzir aqueles que pelo seu teor sejam considerados ofensivos ou contenham linguagem grosseira.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Portugal e Guiné-Bissau: uma oportunidade perdida

PARA QUEM conhece minimamente a Guiné-Bissau e a sua realidade, a posição da diplomacia portuguesa relativamente à deposição do Presidente da República interino e do governo daquele país é no mínimo  hipócrita. Ao longo dos anos, Portugal fechou os olhos a tudo o que sucedia naquela antiga colónia - às falcatruas eleitorais, à violência surda, gratuita e muitas vezes "selectiva" que atingiu muitos dos que nos eram mais próximos, aos negócios  feitos à custa dos cargos político-governativos, às relações promíscuas entre o poder e o narco-tráfico. 
Hoje, um grupo de militares apoiado pela esmagadora maioria dos partidos políticos guineenses (à excepção, claro, de um PAIGC caduco e subordinado à lógica das negociatas do seu líder Carlos Gomes Júnior) tomou o poder e, até prova em contrário, pretende restabelecer os alicerces de um Estado que há muito deixou de existir, numa oportunidade única e talvez derradeira de um país que está, desde há anos, à beira de desintegrar-se. E em vez de assumir uma posição simultaneamente equidestante e conciliadora,  Portugal optou por colocar-se inequivocamente ao lado dos que, com uma legitimidade mais do que duvidosa, contribuíram decisivamente para a destruição da Guiné e das suas instituições. As declarações de teor e tom perfeitamente despropositado do  ministro dos Negócios Estrangeiros português, além de mostrarem desconhecimento da realidade e um servilismo perigoso relativamente a Angola e às suas tentações hegemónicas na região, só contribuem para "fechar as portas" a um diálogo em que Portugal poderia jogar um papel determinante. Para trás fica, mais uma vez, uma oportunidade perdida...

2 comentários:

Álvaro Fraga disse...

Que esperar do dr. Portas, hoje rendido aos encantos do regime angolano?

maria lisboa....... disse...

Caro Fraga
Rendido aos "seus" encantos ( ou os que pensa ter..... ).
Aquilo não dá ponto sem nó.
Eu, eu, depois eu e depois eu.
Engraçado. Os políticos Portugueses em geral pensam que são melhores pessoas ( mais inteligentes e espertas ) que todos os outros...
Posso ficar aqui o dia todo a indicá-los mas deixo uns nomes. Soares e filho, Cavaco, o marginal da Covilhã ( perigoso esse ), Portas, Ferreira Leite, Louçã e por aí fora...e quando pensávamos que já chegava de esperteza bem saloia, vai daí e aparecem as Teixeiras da Cruz e Victor Gaspar. Este último passa-se de tudo quanto de negativo pode ter um governante.