Os comentários a este blogue serão moderados pelo autor, reservando-se o mesmo a não reproduzir aqueles que pelo seu teor sejam considerados ofensivos ou contenham linguagem grosseira.

domingo, 20 de março de 2011

Quase 40 anos depois...

FUI COLEGA de Teresa Martinho (hoje Toldy) no 3º ano do então Ciclo Preparatório, em pleno PREC e com tudo o que isso implicava. Não sendo daquelas colegas com quem mais me relacionava, sempre guardei dela uma boa recordação. E por estranho que possa parecer, ao longo destas quase quatro décadas, várias vezes dei por mim a pensar o que seria feito daquela "miúda" que conseguia ser uma excelente aluna sem ser "marrona", simpática sem estar sempre a rir e serena (coisa difícil naqueles agitados tempos pós-25 de Abril) sem ser "chata". Não a devo ver desde 1975, mas há uns tempos disseram-me ser uma das mais brilhantes pessoas que em Portugal pensa e reflecte acerca dos problemas da Igreja. E hoje, por mera coincidência, dei por mim a ler uma sua extraordinária, lúcida e brilhante entrevista ao jornal "i" onde, ao analisar e reflectir sobre as questões aparentemente mais polémicas com que se debate a Igreja (celibato dos padres, ordenação de mulheres, entre outras), espelha aquelas tais serenidade e inteligência que sempre a caracterizaram.Foi mesmo muito bom voltar a encontrar a Teresa Martinho, desta feita nas páginas de um jornal. Vale a pena "clicar" no http://www.ionline.pt/conteudo/111499-teologa-feminista-as-homilias-dos-padres-maria-deviam-ser-psicanalisadas.

Sem comentários: